Economía Latinoamericana
Instituto de Predicción Económica
Centro de Estudios Economía de Madrid
Universidad Autonóma de Madrid
Universidad Rey Juan Carlos

Noticias relacionadas con la economia de Latinoamérica

Indicadores coyunturales de Latinoamérica Fecha Noticia: 27/05/2016

Ineficiência no sistema elétrico afeta competitividade da indústria do Ceará

A energia é um dos mais importantes insumos para a indústria. Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), 90% das indústrias indicaram que o aumento da tarifa da energia elétrica impactou os custos de produção, 77% utilizam esse tipo de energia como principal fonte e 92% das que utilizam energia elétrica na produção sofreram com os aumentos dos custos.

Além disso, 61% das empresas tomaram alguma medida para lidar com a alta do custo e 65% dos industriais que utilizam a energia elétrica em seu processo produtivo informaram ter prejuízo com as falhas de fornecimento.

O aumento na tarifa de energia no país, em 2015, impactou a indústria local e nacional. No Ceará, os consumidores sofreram um acréscimo médio de 40% na tarifa, para 32% as alterações do preço impactaram o custo de produção e um terço mencionou ter havido um impacto médio. Já para outros 25% o impacto foi pequeno. O efeito foi considerado nulo para 7% dos consumidores. Em termos nacionais, 35% dos empresários reconheceram que o aumento nos gastos com energia impactaram o custo total.

O crescimento nos custos com energia elétrica foi prejudicial às indústrias. Para 41% dos industriais cearenses, a elevação com insumos energéticos ficou entre 21% e 40% e, ainda, 35% das indústrias perceberam as elevações acima desse percentual.

Com o aumento dos custos, 61% das empresas tomaram medidas para lidar com o problema e 37% não realizaram nenhuma medida específica. Entre o percentual das ações realizadas pelas empresas locais, 85% implementaram programas de eficiência energética, 10% compraram energia no mercado livre e 10% mencionaram outras medidas. No Brasil, 71% dos empresários disseram realizar ações de eficiência energética. Já no Ceará, o investimento em autogeração foi de 10%, enquanto 14% efetivaram outros tipos de ações.

A compra de energia de distribuidoras locais é algo predominante do setor industrial. 85% das empresas cearenses afirmaram comprar energia elétrica da distribuidora local, e apenas 15% negociam o fornecimento desse tipo de energia com outros fornecedores. O percentual de compra no Brasil é de 91%.

Além dos aumentos de tarifa, os industriais tiveram que lidar também com as falhas no fornecimento de energia elétrica. Dos empresários entrevistados durante a pesquisa, apenas 3% disseram não ter falha com o fornecimento de energia, enquanto 34% foram prejudicados com quedas frequentes ou eventuais.

Os prejuízos relacionados às falhas no serviço de fornecimento somam 65% nas indústrias cearenses. Dessas, 29% consideram os prejuízos altos, 36% disseram que os impactos foram menores. Para 17% as falhas não causaram prejuízos relevantes para a produção e 5% afirmaram que nunca aconteceram problemas com o fornecimento enérgico. No cenário nacional, 67% das empresas foram prejudicadas por erros na oferta de energia elétrica.

O estudo apresenta como conclusão a notabilidade quanto a ineficiência no sistema elétrico, com problemas de fornecimento e de elevação de tarifas sem o correspondente aumento de qualidade, afetando diretamente a competitividade da indústria brasileira.

Fuente: Jornal do Brasil

Últimas noticias de economía de LATINOAMÉRICA

1  21/03/2024 - La actividad minera de Latinoamérica será clave en la transición energética global, según Crédito y Caución Fuente: Portafolio (Colombia)

2  20/03/2024 - Google y el BID se unen para potenciar el ecosistema emprendedor en Latinoamérica con un nuevo curso Fuente: América economía

3  19/03/2024 - Países de Latinoamérica continúan batallando por controlar la inflación Fuente: América economía

4  18/03/2024 - Países latinos con la gasolina más cara y más barata Fuente: Portafolio (Colombia)

5  14/03/2024 - La economía de Latinoamérica supera las expectativas y se estabiliza tras la pandemia Fuente: América economía

Más Noticias >>

LATINOAMÉRICA

Equipo Colaborador


Instituto Predicción Económica L.R. Klein
Universidad Autónoma de Madrid

Ver Equipo Ir a su Página web

 
 

Más Información


Utilizamos cookies para asegurar que damos la mejor experiencia al usuario en nuestro sitio web. Si continúa utilizando este sitio asumiremos que está de acuerdo. OK | Más información