Economía Latinoamericana
Instituto de Predicción Económica
Centro de Estudios Economía de Madrid
Universidad Autonóma de Madrid
Universidad Rey Juan Carlos

Noticias relacionadas con la economia de Latinoamérica

Indicadores coyunturales de Latinoamérica Fecha Noticia: 06/05/2016

Câmara de Materiais de Construção propõe definição de agenda positiva.

O caráter propositivo marcou a primeira reunião de 2016 da Câmara Brasileira de Materiais de Construção (CBMC), realizada nesta quarta-feira (4/5), em Brasília. “O que estamos fazendo, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é a construção de um projeto cujo resultado será trazer efetivos benefícios para um segmento muito importante da economia brasileira”, disse o coordenador Claudio Conz.

“Pensamos aqui o que é melhor para oferecer em nome da representação que a CBMC tem e, importante, de tal forma que isso seja percebido na ponta pelo varejista”, declarou Conz.

Os empresários e executivos de vários setores desse comércio representados na Câmara discutiram os gargalos do setor e ofereceram contribuições para melhorar a atividade econômica.

Conz citou, como exemplo, temas como o uso racional de águas ou de energia, que estão diretamente ligados ao comércio de material de construção, afinal a troca de vasos sanitários e de fiação elétrica contribui para o crescimento das vendas. Como sempre, as questões tributárias e as dificuldades de crédito, “acentuadas momentaneamente pela crise política”, foram lembradas no encontro.

Uma das preocupações discutidas foi a qualificação dos trabalhadores. Por isso, a assessora técnica da Gerência de Implementação e Integração do Senac Nacional Mônica Paúra participou da reunião, detalhando a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialização e pós-graduação. Ficou definido que os integrantes da CBMC serão consultados quanto às necessidades do setor. As demandas serão analisadas pelo Senac junto com a coordenação da Câmara.

“Esta é uma demanda efetiva dos comerciantes”, afirmou Jorge Guarezi, presidente da Câmara Empresarial de Material de Construção de Santa Catarina. A iniciativa de incluir o Senac numa proposta de ação, segundo os presentes à reunião, é usar a experiência da instituição e qualidade da sua educação para aprimorar o trabalho dos comerciários.

Ainda voltado a ações que deem visibilidade à atuação da CBMC, o coordenador propôs um conjunto de iniciativas para construir uma agenda positiva para o setor ao longo do triênio 2016/2017/2018. “Nossos representados não aguentam mais discursos. Eles querem saber: o que essa discussão trará de melhorias para o meu negócio?”, disse acrescentando que a Câmara está muito atenta a isso, focando seu trabalho naquilo que dá retorno ao empresário.

Convidado da reunião, o consultor da Presidência da CNC Roberto Nogueira falou sobre a atuação política da entidade. A Confederação, afirmou, faz um trabalho importante e decisivo na área de representação institucional, “com um trabalho técnico eficiente e eficaz”. No Congresso, lembrou, conta com a atuação destacada do deputado Laércio Oliveira, que, além de empresário, é vice-presidente da casa.

No debate, as muitas intervenções dos integrantes da Câmara deixaram claro, porém, as dificuldades de soluções mais céleres. Os avanços que estamos tendo na CBMC muitas vezes esbarram ora em tramitação no Legislativo, ora em decisões governamentais ou de órgãos oficiais.

Novo governo

A eventual mudança de governo é altamente positiva para o mercado, na avaliação de Conz. “Não se trata de ser a favor ou contra. Há claro entendimento dos agentes econômicos que o avanço da agenda positiva para o Brasil, como anuncia o vice-presidente Michel Temer, passa pelo setor de material de construção, como a reativação da construção civil, a melhoria do sistema de crédito, mais investimentos em infraestrutura e aumentar a privatização o máximo possível, além de entrar forte com as Parcerias Público-Privadas (PPPs)”, afirmou. “Temos que ser responsáveis e não perder esse momento por falta de bons projetos.”

A propósito, informou que a CBMC estava representada pelo vice-presidente da CNC, deputado Laércio Oliveira, na entrega ao vice-presidente Michel Temer, em 27 de abril, da Carta da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo “em favor de uma pauta para um novo ciclo de desenvolvimento econômico e emprego”.

O documento, elaborado por várias entidades empresariais, elenca os gargalos e as dificuldades enfrentadas pelos setores produtivos. São citados o aparato burocrático, a legislação trabalhista, a carga tributária e a necessidade urgente de uma reforma previdenciária.

No encerramento da reunião, o secretário-geral Marcos Arzua disse que a CNC tem recursos humanos capacitados para apoiar as Câmaras de Comércio no trabalho para conquistar espaços na defesa de interesses. Alertou, contudo, que “a construção de todos os processos tem que ser feita passo a passo, de forma justificada e estruturada, com a concordância da Presidência da CNC. Tivemos progressos notáveis no último ano e vamos continuar avançando”.

Fuente: Jornal do Brasil

Últimas noticias de economía de LATINOAMÉRICA

1  21/03/2024 - La actividad minera de Latinoamérica será clave en la transición energética global, según Crédito y Caución Fuente: Portafolio (Colombia)

2  20/03/2024 - Google y el BID se unen para potenciar el ecosistema emprendedor en Latinoamérica con un nuevo curso Fuente: América economía

3  19/03/2024 - Países de Latinoamérica continúan batallando por controlar la inflación Fuente: América economía

4  18/03/2024 - Países latinos con la gasolina más cara y más barata Fuente: Portafolio (Colombia)

5  14/03/2024 - La economía de Latinoamérica supera las expectativas y se estabiliza tras la pandemia Fuente: América economía

Más Noticias >>

LATINOAMÉRICA

Equipo Colaborador


Instituto Predicción Económica L.R. Klein
Universidad Autónoma de Madrid

Ver Equipo Ir a su Página web

 
 

Más Información


Utilizamos cookies para asegurar que damos la mejor experiencia al usuario en nuestro sitio web. Si continúa utilizando este sitio asumiremos que está de acuerdo. OK | Más información