Economía Latinoamericana
Instituto de Predicción Económica
Centro de Estudios Economía de Madrid
Universidad Autonóma de Madrid
Universidad Rey Juan Carlos

Noticias relacionadas con la economia de Latinoamérica

Indicadores coyunturales de Latinoamérica Fecha Noticia: 01/09/2015

Atividade industrial de São Paulo encerrará 2015 em queda de 5,8%

A atividade da indústria paulista deverá encerrar 2015 em queda de 5,8%, de acordo com o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação das Indústrias do Estado de São de Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Segundo dados levantados pelo departamento, o desempenho do setor caiu 0,5% em julho, em comparação com o mês anterior, na leitura com ajuste sazonal. O resultado reflete a trajetória de queda que a indústria tem percorrido nos últimos anos.

De acordo com o diretor do Depecon, Paulo Francini, perspectivas para o futuro são pessimistas e ainda não há sinais de recuperação. "O panorama da indústria hoje é muito triste. Não estamos falando mais de uma pequena redução. São indústrias, empresas e setores que vão inviabilizando-se na sua continuidade", explica.

Após os desfechos negativos de julho, os responsáveis pela pesquisa refizeram sua projeção anual, que antes era de queda de 5%. Agora, estimam que 2015 somará uma retração de 5,8% no setor industrial do Estado.

Na opinião de Francini, o Brasil vive a mais longa recessão desde a década de 1980. O Depecon também revisou sua projeção em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Antes, estimavam um recuo de 1,7% na economia; agora, avaliam que a queda será maior, de 2,2%.

"A economia está em recessão, mas existe um grupo que estuda o tema e que chegou à conclusão que ela está em recessão desde o segundo trimestre de 2014, ou seja, é longa e vai prosseguir até o final de 2015. Essa é a mais longa recessão que tivemos desde a década de 1980", pontua o diretor do Depecon. Ele corrobora a tese do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), criado pela FGV em 2008, de que a economia brasileira está em recessão desde abril de 2014.




Brasil está em recessão desde o 2º trimestre de 2014, alerta FGV

Dos 20 setores pesquisados pelo Depecon, 14 registraram piora em sua atividade em julho. Entre as perdas, destaque para a indústria de máquinas e equipamentos, que caiu 3,4% na comparação com o mês anterior, em meio a perdas de 8,8% na variável "Total de Vendas Reais" e da queda de 2,2% das "Horas Trabalhadas na Produção".

O setor de borracha e plástico também registrou queda expressiva, de 1,3%, influenciado por perdas de 1,5% no "Total de Vendas Reais" e de 0,4% em "Horas Trabalhadas na Produção".

Na contramão, a indústria de papel e celulose registrou alta de 2,2% da atividade em julho, versus o mês anterior. A variável "Total de Vendas Reais" puxou o índice para cima, com aumento de 3,2% no mês, enquanto o componente "Horas Trabalhadas na Produção" subiu 0,1%.

A percepção do setor produtivo para agosto, em relação à economia de um modo geral, registrou 48,4 pontos, ante 47,8 pontos em julho, com ajuste sazonal. No entanto, a variável "Mercado" foi a única que apresentou melhoras, de 48,9 pontos no mês passado para 52,6 pontos este mês.

Leituras em torno dos 50 pontos indicam percepção de estabilidade do cenário econômico. Abaixo dos 50 pontos, o sensor sinaliza queda da atividade industrial para o mês; acima desse nível, expansão da atividade.

Fuente: Jornal do Brasil

Últimas noticias de economía de LATINOAMÉRICA

1  17/04/2024 - FMI eleva la perspectiva de crecimiento económico de América Latina a 2% para 2024 Fuente: América economía

2  16/04/2024 - Desafíos laborales en Latinoamérica: reducción de la jornada y carga horaria Fuente: América economía

3  15/04/2024 - Mercado transaccional de América Latina registró baja del 22% en el primer trimestre de 2024 Fuente: América economía

4  11/04/2024 - Banco Mundial proyecta un crecimiento de 1,6% del PIB de Latinoamérica este 2024 Fuente: América economía

5  09/04/2024 - El auge del cacao en América Latina: oportunidades y desafíos en un mercado en evolución Fuente: Diario Libre (República Dominicana)

Más Noticias >>

LATINOAMÉRICA

Equipo Colaborador


Instituto Predicción Económica L.R. Klein
Universidad Autónoma de Madrid

Ver Equipo Ir a su Página web

 
 

Más Información


Utilizamos cookies para asegurar que damos la mejor experiencia al usuario en nuestro sitio web. Si continúa utilizando este sitio asumiremos que está de acuerdo. OK | Más información