Economía Latinoamericana
Instituto de Predicción Económica
Centro de Estudios Economía de Madrid
Universidad Autonóma de Madrid
Universidad Rey Juan Carlos

Noticias relacionadas con la economia de Latinoamérica

Indicadores coyunturales de Latinoamérica Fecha Noticia: 28/07/2015

Ajuste e juro alto podem elevar relação entre dívida pública e PIB, dizem analistas

Entre os indicadores que ajudam a compor a radiografia da economia brasileira, há um que vem preocupando cada vez mais os analistas: a relação entre a dívida bruta e o Produto Interno Bruto (PIB). Em clara tendência de alta, o número é acompanhado com lupa pelo mercado financeiro, pois indica a capacidade que o país tem de cumprir suas obrigações com investidores.

Segundo os dados mais recentes, de maio, essa proporção está em 62,5%. Esse número recua quando o governo consegue poupar para pagar os juros e quando a economia cresce. Mas tende a aumentar quando o oposto ocorre: contas públicas em desequilíbrio e atividade econômica fraca, justamente o cenário atual do país. Com isso, já há economistas que preveem que o indicador chegará a 70% em 2017, um patamar não visto desde 2004.

Ter uma dívida alta em relação ao tamanho da economia não é necessariamente um problema, afirmam especialistas. No Japão, por exemplo, essa relação beira os 200%. Nos EUA, maior potência mundial, é da ordem de 100%. O que ameaça o equilíbrio da economia, no entanto, é a velocidade com que essa dívida cresce - ritmo influenciado diretamente pelos juros reais, altos no Brasil e muito baixos nos países ricos.

— No Brasil, o juro real é muito alto, na faixa de 9%. Se cair para 5%, o saldo primário (economia para pagar os juros da dívida) tem de ser na faixa de 3% do PIB. Esses países (Japão e EUA) operam com juro zero. Eles podem até ter déficit primário que não tem problema - explica o economista Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do Banco Central.

Para Mansueto Almeida, economista especializado em finanças públicas, as projeções do governo, que pretende encerrar o mandato com dívida em cerca de 66% do PIB, são otimistas. Ele destaca que as contas da equipe econômica preveem uma queda forte dos juros, o que pode não ocorrer.

— Se o juro real não cair tanto, essa dívida passa tranquilamente a 72% no fim do governo (em 2018). Ano que vem, pode ir para uns 69% — estima.

Trata-se de um equilíbrio difícil de ser alcançado pela equipe econômica. A elevação dos juros faz a bola de neve da dívida crescer mais rapidamente. Mas a taxa de juros tem sido justamente um dos instrumentos usados pelo Banco Central para mostrar ao mercado seu compromisso com o combate à inflação e, com isso, fazer as projeções para a alta de preços melhorarem - é o que os especialistas chamam de “ancorar expectativas”.

— Para quebrar isso, é preciso um choque de confiança, um ajuste fiscal digno desse nome, e uma reviravolta na política monetária. Essa coisa de continuar aumentando juros como se a demanda já não estivesse na lama e não fossem os preços administrados os responsáveis por pressionar a inflação é um disparate - defende o economista Felipe Salto, também especialista em contas públicas.

Thadeu de Freitas destaca que, embora a trajetória do indicador preocupe, o Brasil não deve ver uma disparada tão rápida da dívida. Mas ele destaca que o país é muito dependente do financiamento externo. E, como a situação da dívida é um dos indicadores mais observados pelas agências de classificação de risco, perder o grau de investimento — espécie de selo de bom pagador - causaria um impacto na economia:

— Hoje, 22% (da dívida) estão nas mãos de não residentes, temos essa dependência internacional. Esse é o ponto mais importante hoje. Se perder grau de investimento, a maior parte não pode comprar essa dívida, e o dólar sobe.

Fuente: O Globo

Últimas noticias de economía de LATINOAMÉRICA

1  21/03/2024 - La actividad minera de Latinoamérica será clave en la transición energética global, según Crédito y Caución Fuente: Portafolio (Colombia)

2  20/03/2024 - Google y el BID se unen para potenciar el ecosistema emprendedor en Latinoamérica con un nuevo curso Fuente: América economía

3  19/03/2024 - Países de Latinoamérica continúan batallando por controlar la inflación Fuente: América economía

4  18/03/2024 - Países latinos con la gasolina más cara y más barata Fuente: Portafolio (Colombia)

5  14/03/2024 - La economía de Latinoamérica supera las expectativas y se estabiliza tras la pandemia Fuente: América economía

Más Noticias >>

LATINOAMÉRICA

Equipo Colaborador


Instituto Predicción Económica L.R. Klein
Universidad Autónoma de Madrid

Ver Equipo Ir a su Página web

 
 

Más Información


Utilizamos cookies para asegurar que damos la mejor experiencia al usuario en nuestro sitio web. Si continúa utilizando este sitio asumiremos que está de acuerdo. OK | Más información