Economía Latinoamericana
Instituto de Predicción Económica
Centro de Estudios Economía de Madrid
Universidad Autonóma de Madrid
Universidad Rey Juan Carlos

Noticias relacionadas con la economia de Latinoamérica

Indicadores coyunturales de Latinoamérica Fecha Noticia: 01/07/2015

Petrobras cai forte e puxa Bovespa; bolsas internacionais se recuperam


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) virou para queda no pregão desta quarta-feira (1), com desvalorização de 0,61% e 52.757 pontos. Entre os destaques, ações da Petrobras estiveram entre as maiores perdas, na expectativa de Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que deve aprovar mudanças no estatuto e da votação no Senado do projeto de lei que desobriga a companhia de participar com 30% nos projetos do pré-sal, que foi adiada.

O cenário internacional segue na expectativa das notícias vindas da Grécia. Na reunião de hoje, o governo e o Eurogrupo decidiram não tomar decisões antes do referendo que será realizado no próximo domingo. As principais bolsas europeias se recuperaram na sessão de hoje, com o Índice DAX, da bolsa de Frankfurt, registrando alta de 2,15% e o FTSE 100, da bolsa de Londres, encerrando com valorização de 1,34%. Já o CAC-40, da bolsa de Paris, subiu 1,94%. 

No Brasil, a balança comercial fechou o primeiro semestre com superávit de US$ 2,222 bilhões, tendo o melhor resultado para o período desde 2012. Por outro lado, houve recuo da produção da indústria em meio às dificuldades econômicas, segundo apontou o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), divulgado nesta quarta.

No mercado financeiro, as ações da Petrobras aparecem entre os destaques de queda, na expectativa da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), sendo realizada hoje, e que deve votar mudanças no estatuto social da empresa, além de votação no Senado do projeto de lei que desobriga a companhia de participar com 30% nos projetos do pré-sal, que foi adiada. As ações ordinárias (PETR3) têm queda de 3,64% enquanto as preferenciais (PETR4) caem 4,17%. Os preferenciais passaram boa parte do dia em valorização, mas viraram para queda no fim do pregão. No exterior, os ADRs da empresa tiveram quedas mais fortes, de mais de 4%.

Os papéis da Vale também tiveram leve queda, após caírem 4% ontem. Houve leve recuo na cotação do minério de ferro na China, e os papéis ordinários (VALE3) e preferenciais (VALE5) da mineradora encerraram em desvalorização de 0,98% e 1,03% respectivamente.

Outro destaque nas quedas está com os papéis da Braskem (BRKM3), que encerraram em queda de 3,05% após informações de que um acionista entrou com processo contra a companhia na justiça dos Estados Unidos por possíveis "omissões" que inflaram os ADRs da empresa.

Dólar tem alta de mais de 1% com aumento da geração de empregos nos EUA

O dólar teve alta de 1,16% nesta quarta, encerrando cotado a R$ 3,145 na venda. Nos Estados Unidos, o setor privado gerou 237 mil empregos a mais no mês de junho em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados pelo Automatic Data Processing/ Macroeconomic Advisers (ADP/MA). Repercutindo os dados, as bolsas americanas também acumulam altas no pregão de hoje.


Fuente: Jornal do Brasil

Últimas noticias de economía de LATINOAMÉRICA

1  21/03/2024 - La actividad minera de Latinoamérica será clave en la transición energética global, según Crédito y Caución Fuente: Portafolio (Colombia)

2  20/03/2024 - Google y el BID se unen para potenciar el ecosistema emprendedor en Latinoamérica con un nuevo curso Fuente: América economía

3  19/03/2024 - Países de Latinoamérica continúan batallando por controlar la inflación Fuente: América economía

4  18/03/2024 - Países latinos con la gasolina más cara y más barata Fuente: Portafolio (Colombia)

5  14/03/2024 - La economía de Latinoamérica supera las expectativas y se estabiliza tras la pandemia Fuente: América economía

Más Noticias >>

LATINOAMÉRICA

Equipo Colaborador


Instituto Predicción Económica L.R. Klein
Universidad Autónoma de Madrid

Ver Equipo Ir a su Página web

 
 

Más Información


Utilizamos cookies para asegurar que damos la mejor experiencia al usuario en nuestro sitio web. Si continúa utilizando este sitio asumiremos que está de acuerdo. OK | Más información